Qual a importância da consciência corporal?
Como funciona a consciência corporal no organismo?
- Sistema somatosensorial (identificação de texturas), propriocepção e cinestesia (reconhecimento da localização espacial do corpo), termocepção (perceção da temperatura) e nocicepção (percepção da dor). Pele, labirinto e medula.
- Integração de vários inputs sensoriais; Sistemas vestibular, somato sensorial, e visual.
- A consciência corporal advém primariamente do envolvimento do sistema vestibular, localizado no ouvido interno, o qual fornece informação sobre a posição e o movimento do corpo através de recetores sensoriais, de sensação, sensitivas.
- Órgãos dos sentidos – a pele através do tacto, o nariz através do olfato, a língua, papilas gustativas, o ouvido e, a audição.
Qualquer que seja a informação sensorial, visual, auditiva, toque, perceção de movimento, pressão, dor e alongamento são cruciais para as atividades físicas. Uma pesquisa sobre consciência corporal trará as palavras propriocepção e cinestesia. Embora muitas vezes usadas de forma intercambiável, têm pequenas diferenças.
Olhemos para esses conceitos:
- A propriocepção é a capacidade de perceber os movimentos da face, da coluna vertebral dos membros inferiores e superiores em relação com o espaço. Recetores sensoriais (proprioceptores) dos músculos, tendões, articulações e fáscia transmitem informação ao cérebro sobre a expressão, posição e tensão. A informação proprioceptiva e outras informações sensoriais permitem interpretar as diferenças. A propriocepção ajuda a perceber se estamos a realizar movimentos corretos sem estar a visualização do corpo.
- Cinestesia é a componente do movimento, usando feedback de proprioceptores e outros meios de entrada sensorial. O sentido cinestésico desempenha um papel na “memória muscular” e na coordenação mão olho para permitir a coordenação de padrões de movimento.
Como é realizada a Integração sensorial?
Por isso, recomendamos ao iniciar a prática de exercício físico obter a orientação através de um especialista em exercício físico e saúde. Este irá orientá-lo na prática da atividade física específica a qual irá contribuir para desenvolver o “Body awareness”, a consciência corporal.
Que sinais ou problemas podem existir na pouca consciência corporal?
Focamo-nos nas questões gerais de consciência corporal (não relacionadas a diagnósticos médicos específicos) e como ela se relaciona com atividades físicas.
Sinais de problemas proprioceptivos:
- Padrões de movimento rígidos ou descoordenados
- Falta de habilidade
- Dificuldade no equilíbrio ou coordenação
- Dificuldade de realizar exercícios em espelho
- Dificuldade na aprendizagem adequada nos exercícios
- Lesões frequentes
- Dificuldade no tempo rítmico da música
O mapeamento das superfícies do corpo no cérebro é chamado de somatotopia. No córtex, também é conhecido como homúnculo cortical. Este mapa da superfície do cérebro ("cortical") não é imutável. Mudanças dramáticas podem ocorrer em resposta a acidentes vasculares cerebrais ou lesões.
Inteligência corporal-cinestésica
No desenvolvimento da inteligência (I.C.C.), segundo Gardner, H. (1983) é que na maioria das aprendizagens preocupamo-nos com desempenhos mecânicos, ritualizados ou convencionados, ou seja, desempenhos que desenvolvem as habilidades apenas levando o aluno a repetir o que o professor modelou. Para o desenvolvimento da cinestesia podemos anular a visão, os alunos focalizam-se nas sensações, na cinestesia.
O feedback cinestésico, através do toque. O aluno sente o movimento e processa-o cinesticamente contribuindo para uma melhor propriocepção.
Que benefícios podem ocorrer da prática regular de Pilates na consciência corporal?
- Saúde física e emocional, melhor equilíbrio e estabilidade, menos gasto energético, melhor postura.
- Maior desenvolvimento da inteligência corporal-cinestésica beneficia a coordenação, a precisão e a fluidez dos movimentos.
- Maior controle no peso corporal: existem evidências de que desenvolver a consciência corporal pode ser uma ferramenta benéfica para o controle de peso.
- Maior controle no peso corporal: existem evidências de que desenvolver a consciência corporal pode ser uma ferramenta benéfica para o controle de peso.
- Maior controle no peso corporal: existem evidências de que desenvolver a consciência corporal pode ser uma ferramenta benéfica para o controle de peso.
- Indivíduos com baixa consciência corporal supostamente são mais propensos a comer na ausência da sensação de fome, aumentando o risco de obesidade.
- Evidências sugerem que a consciência corporal atua no controle da dor, ou seja, pode reduzir a dor quando abordada conscientemente.
- Os indivíduos que reprimiram as sensações corporais, tiveram: diminuição da autoestima, menor contacto físico, mais sintomas depressivos.
- Indivíduos que usaram intervenções através da consciência corporal, mente-corpo mostraram níveis mais elevados de consciência e conexão com o corpo. Resultando numa maior autoestima, maior vitalidade e menor dor sensorial.
Na criança, no neurodesenvolvimento, decorre naturalmente uma progressão para o controle do corpo. A perceção e a consciência espacial do seu eu físico são desenvolvidas. No entanto, é comum perder a capacidade da consciência corporal, quando isso acontece o organismo fica alterado. Tanto a postura como a fisiologia musculoesquelética sofrem modificações negativas, mas que podem ser reparadas e restituídas através da prática de exercícios integrativos conectados ao desenvolvimento da consciência corporal como exemplo, temos a prática de Pilates.
Alterações benéficas a nível das posturas semiestáticas durante o exercício de profissões
As imagens acima evidenciam alterações benéficas a nível das posturas semiestáticas durante o exercício de profissões que requerem precisão da motricidade fina. Alterações essas advindas do melhoramento da consciência corporal após aplicação prática dos conceitos inerentes ao “Body Awareness”.
Esta imagem abaixo mostra as complementaridades que compõem alguns requisitos no atleta. Como podemos verificar a componente da consciência corporal esta presente, deve ser treinada e quanto mais precoce melhor benefício trará ao desportista.
Ao longo dos anos e em várias partes do globo as aulas de Pilates têm contribuído positivamente para muitos benefícios relacionados com a melhoria da saúde e do bem-estar, como as alterações muitos significativas na reprogramação da consciência corporal consciência corporal, o “Body awareness”.
Conclusão:
Osteopata
(Cédula Profissional: C-003 1060)