Osteopatia na gravidez

Osteopatia na gravidez

Cuidados osteopáticos durante e depois da gravidez

A gravidez provoca alterações evidentes musculo esqueléticas que alteram a biomecânica normal do indivíduo.
Essas mudanças são acompanhadas por tensão ligamentar, aumento da tensão muscular, diminuição da amplitude de movimento, que por vezes produzem dor e desconforto.
O osteopata através do tratamento osteopático trata as disfunções somáticas (corporais) com uma variedade de técnicas, aumentando assim a amplitude de movimento, regulando a tensão dos tecidos e diminuindo a dor.

O tratamento manipulativo osteopático é definido como a aplicação terapêutica de forças guiadas manualmente por um médico osteopata para melhorar a função fisiológica e apoiar a homeostasia que foi alterada por disfunção.
Osteopatia durante a gravidez pode reduzir tanto a dor como pode melhorar o alinhamento postural, além proporcionar sensações de calma, bem-estar, relaxamento físico e emocional, o que se traduz em efeitos fisiológicos significativos na mãe e no bebé.
Devido à constante alteração músculo esquelética durante o ciclo gestacional, a dor nas costas é uma das principais “queixas” das mulheres.
É essencial identificar opções de tratamento eficazes e seguras já que a maioria dos medicamentos para a dor não são recomendados durante a gravidez, o que limita as opções para o controle da dor.

O Tratamento Osteopático

É um tratamento com técnicas manuais que oferece uma opção conservadora e segura para aliviar a dor da coluna relacionada à gravidez, por sua vez aumenta a função biomecânica articular relacionada às articulações envolvidas nas mudanças do corpo da grávida.

O tratamento osteopático na gravidez visa reduzir a dor, melhorar o equilíbrio postural e melhorar a dinâmica dos fluidos, incluindo o fluxo sanguíneo, a drenagem venosa e linfática em toda a superfície corporal.
A osteopatia e a terapia do movimento como o pilates durante a gravidez apoiam a adaptação física do corpo feminino durante um período sensível que é a gravidez.
O tratamento osteopático visa aproveitar ao máximo a flexibilidade aumentada do corpo da mulher grávida.

Técnicas fasciais, alongamento dos tecidos, realinhamento articular são aplicados para libertar as áreas de restrição, enquanto a descompressão e os exercícios corretivos do pilates ajudam a aliviar e apoiar as áreas de hipermobilidade.

Ajuda a manter o equilíbrio corporal e diminuir o stress físico durante a gravidez, além de apoiar a mãe e o bebé a uma recuperação saudável após o nascimento.
Ao aumentar o conforto físico e o equilíbrio corporal durante a gravidez, proporciona as mulheres uma sensação de conforto físico e emocional.
A libertação das hormonas do bem-estar resultam em melhores resultados quer para a mãe quer para o bebé durante e pós processo gestacional.
Image

O Symetrix Pilates & Functional Training Studio oferece um serviço especial de tratamento osteopático para as mulheres grávidas.

Os nossos profissionais são extremamente dedicados e credenciados, prestam apoio osteopatico e, sempre que possível em consonância com a atividade física através do pilates, de uma forma holística e complementar durante a gravidez e o início da maternidade, garantindo que a mãe e o bebé permaneçam física e emocionalmente saudáveis.

Especialista em Exercício e Saúde
Osteopata
(Cédula Profissional: C-003 1060)

Artigos Relacionados

Aqui, poderá encontrar diversos artigos sobre muitos outros temas à sua disposição.
Consciência corporal
Global Wellness Day
Campanha: Springbreak
Acupuntura e o sono
Image
Avenida Mário Soares, n.º 43 e 45,
Edificio Alameda Formosa, bloco B, lojas W e V
9000-246 Funchal
geral@symetrix.pt
Recepção: 291 743 464 e 931 439 030
Coordenação: 963 284 047
«Chamada para rede fixa e móvel nacional»