Cicatrizes

Cicatrizes

Ao observarmos a retenção das memórias de longo prazo, qualquer episódio vivenciado de forma violenta, é absorvido, registado e perpetuado no cérebro.

Assim sendo querendo perpetuar memórias, as experiências deverão ser condicionadas de forma a envolver emoções fortes. Quando transmitidas por um emissor capaz de gerar alterações do estado emocional nos recetores, provocaram um efeito memorável, sendo retido no individuo a impressão perpetuada.
Por outro lado, fortes agressões físicas ou verbais, traumatismos ou acidente dificilmente abandonarão as nossas memórias.

Contribuem para estes factos a interação entre uma região do cérebro apelidada de cérebro límbico, e os tecidos neurais que registam as emoções desses eventos, causando ao indivíduo um aprisionamento dessas vivências.

O cérebro receciona os estímulos com o apoio de nervos cranianos sensitivos interligados aos órgãos dos sentidos, assim como também as células somáticas registam eventos.

É dessa forma que ao olharmos, ou ouvirmos determinadas situações, os registos gravados de situações passadas transmitem e reavivam sensações e emoções.
As alegrias, os medos, os arrepios, até sensações de mal estar explicam-se pela interação entre cérebro emocional límbico e o corpo físico que gravou a sensação vivida.
Então qualquer cicatriz de ordem física ou emocional é reciproca, a emocional torna-se física e a física torna-se emocional razão pela qual o ser humano é dissociável, não existe mente e corpo separado mas sim, coexistem numa parceria dinâmica.
Especialista em Exercício e Saúde
Osteopata
(Cédula Profissional: C-003 1060)

Artigos Relacionados

Aqui, poderá encontrar diversos artigos sobre muitos outros temas à sua disposição.
Image
Avenida Mário Soares, n.º 43 e 45,
Edificio Alameda Formosa, bloco B, lojas W e V
9000-246 Funchal
geral@symetrix.pt
Recepção: 291 743 464 e 931 439 030
Coordenação: 963 284 047
«Chamada para rede fixa e móvel nacional»